quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Engolimos sapos?!?!

Venho falar da realidade vivida por inúmeras pessoas. O quanto engolimos “sapos”, ou seja, aceitamos problemas, ouvimos reclamações, guardamos mágoas e rancores, insubordinações ou desrespeito de outras pessoas, sem conseguir devolver uma palavra ou muitas vezes o silêncio como melhor resposta, naquele momento. Evitamos briga e tumultos; porém, e o nosso organismo?
A partir deste conflito emocional, deixand

o a pessoa carente ou irada, fazendo-a recorrer à comida ou outras compulsões para saciar lacunas afetivas, provocando o aumento de peso ou outros vícios. Como assim? Enquanto mentalizamos, emitimos impulsos mentais para o organismo, que se prepara para atividades exaustivas, armazenando uma série de nutrientes absorvidos na digestão, principalmente as gorduras que servem de combustível para o corpo na hora de realizar as ações. Como o pensamento age mais do que as ações, acabamos acumulando gordura que contribui para o aumento de peso.

Fracassos profissionais e pessoais, estresse, excesso de problemas aumento a compulsão alimentar como forma de suprir a carência ou preencher um vazio ou abastecer a energia gasta na resolução desses conflitos. Nada irá preencher a pessoa o suficiente para deslocar a realidade daquele momento, só distrairá o enfoque da situação. Se engolir esse “sapo” ou problema, como preferir chamá-lo, terá algumas barreiras até ser eliminado, se conseguir eliminar: pode engasgar por ser surpreendido com o impacto emocional; ou laringite pois a frustração de não falar o que pensava. Se você conseguir engoli-lo pode causar uma gastrite porque foi obrigado engolir esse “sapo” sem tê-lo aceitado; ou transformar-se numa úlcera porque sua agressividade em relação ao problema foi sufocada; isso sem falar em outras somatizações digestivas (afinal, digestão é a elaboração e aceitação dos acontecimentos) Uma das alternativas para trabalhar esses comportamentos e mudar essas condutas é através da terapia psicológica, onde a pessoa vai clarear suas idéias e descobrir meios de mudar atitudes ou comportamentos.
Devemos parar de engolir sapos e expor nossos problemas, dúvidas ou devolver, com sabedoria, as mágoas esclarecer os rancores e maus entendidos porque, dessa forma, conseguiremos ter qualidade de vida em relação ao nosso corpo, podendo até emagrecer!

Cybele Micai
Psicóloga

CRP: 06/58605

Nenhum comentário:

Postar um comentário