sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Microfisioterapia

Este método segue os princípios de Hipócrates há 2500 anos atrás onde ele dizia
“Tratar o doente e não a doença”.

A Microfisioterapia tem como base científica a Embriologia. O cérebro, a pele e seus anexos vêm da mesma origem embrionária, o ectoderma, explicando a profunda relação entre eles. De acordo com este fato, a técnica é realizada através de toques específicos sobre a pele, a fim de estimular o sistema nervoso.

Além disso, a Microfisioterapia tem como base quatro princípios: A auto-cura, a cicatriz patológica, a correção homeopática e, por último, as micropalpações.

  • Auto-cura
  • É a capacidade que o corpo tem de se curar de forma natural, é como se houvesse uma “inteligência inata” do corpo e que soubesse o que precisa fazer para ser normal, isto é, para ter saúde.Existe uma força curativa dentro de nós que Hipócrates, o pai da medicina (460 a.C), chamava de “fisis”, a homeopatia e a naturopatia chamam de“energia vital” e os hindus chamam de “prana”. Então, a autocura é movida por esta energia e faz com que a doença ou algo de anormal no corpo seja curada.

  • Cicatriz patológica
  • Formam-se quando a agressão é muito forte ou existe uma deficiência no sistema imunológico, sendo ela um vestígio da agressão no corpo. Essa cicatriz deforma a célula, deturpando sua função e gerando os sintomas. O gesto do terapeuta é realizado sobre a cicatriz patológica, caracterizado por uma região que perdeu a sua energia vital.

  • Micropalpação
  • Assim como a Homeopatia, a Microfisioterapia segue as leis da cura pelo semelhante (semelhante cura semelhante) e do infinitesimal (medicamento diluído, palpação mínima).


Dra. Roberta Rocco
Fisioterapeuta - CREFITO 27550-F
INFORMAÇÕES: (11) 4029-1717/ (11) 4602-2893


Nenhum comentário:

Postar um comentário