quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ração Humana...será que ela é boa mesmo?

Atualmente muito se fala da chamada "Ração Humana", uma mistura de ingredientes com promessas que vão desde o emagrecimento até o controle do colesterol. Sua composição varia bastante, dependendo do local de compra. Uma das combinações mais difundidas é a seguinte:
250 g de fibra de trigo- 125 g de leite de soja em pó (extrato de soja)- 125 g de linhaça marrom - 100 g de açúcar mascavo - 100 g de aveia em flocos - 100 g de gergelim com casca - 75 g de gérmen de trigo - 50 g de gelatina sem sabor (Agar-agar)- 25 g de guaraná em pó - 25 g de levedo de cerveja - 25 g de cacau em pó.

Por ser rica em fibras, a promessa de regularização do intestino é válida graças à ação das fibras, presentes na fibra de trigo, na linhaça, na aveia e no gérmen de trigo, que melhoram a motilidade intestinal e contribuem para o estabelecimento de uma ambiente microbiano saudável neste órgão.

Outra afirmação é a de que a Ração Humana inibe a absorção de gorduras pelo organismo. Isto de fato ocorre devido a presença da aveia que contém fibras solúveis capazes de reduzir a absorção do colesterol dietético. Porém, essas fibras não são capazes de impedir ou influenciar na absorção de todos os tipos de gorduras da dieta. Assim, é mantida a necessidade de controle da ingestão de gorduras, principalmente as saturadas e trans .

Este e outros benefícios podem ser encontrados na Ração Humana, no entanto é importante alertar para a quantidade ingerida diariamente, uma vez que a mistura possui quantidade considerável de calorias, bem como para o objetivo dessa ingestão. Além disso, algumas pessoas devem tomar cuidado, como por exemplo hipertensos e portadores de diabetes devido à alguns dos ingredientes da fórmula. Desse modo, ÑÃO consuma este ou qualquer outro "alimento" sem antes consultar um profissional especializado, pois o uso indiscriminado pode trazer consequencias graves.

Devemos também estar atentos a qualidade e segurança alimentar , já que muitos destes grãos e sementes sofrem oxidação e perda de seus benefícios nutricionais, além de serem veículos de fungos e outras bactérias se mal conservados e sem respeitar o tempo de validade.

Assim, o ideal é, se optar pela Ração Humana não dispense o acompanhamento de um profissional especializado ok!!

Fonte consultada: RG nutri

Nutricionista Bruna Magno Perina CRN3 19957
Centro Viva de especialidades e saúde
4602-2893
e-mail> brumagno@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário